Quinta-feira, dia 25 de Outubro, às 19h, está de regresso a COMUNIDADE DE LEITORES, com:
«O ponto de encontro entre a criação artística e a vida vivida talvez esteja naquele espaço privilegiado que é o sonho.»
«A arte tem uma maneira oblíqua de dizer as coisas, buscando zonas obscuras, a dos naufrágios.
A realidade é importante, mas o filtro da arte é muito mais.»
Antonio Tabucchi, escritor italiano nascido em 1943, em Pisa, foi professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Génova e director do Istituto Italiano di Cultura em Lisboa. Dedicou-se ao estudo da figura de Fernando Pessoa, produziu ensaios sobre este autor e traduziu obras suas. Paralelamente à sua atividade de pesquisa e crítica literária, criou uma obra notável como ficcionista, na qual se destacam A Mulher de Porto Pim (1983), Nocturno Indiano (1984), Pequenos Equívocos sem Importância (1985) e Afirma Pereira (1994). Este último romance deu origem ao filme homónimo, realizado por Roberto Faenza e filmado em Portugal. Antonio Tabucchi faleceu em Lisboa, a 25 de Março de 2012, vítima de cancro.
Conversaremos com o poeta e crítico PEDRO MEXIA sobre a obra de Antonio Tabucchi, na próxima sessão da Comunidade de Leitores da Livraria Almedina do Atrium Saldanha, a decorrer no dia 25 de Outubro, quinta-feira, às 19h.
Com seis anos de existência, a Comunidade de Leitores Almedina-Atrium Saldanha é a mais antiga comunidade de leitores ativa numa livraria portuguesa. Dedicada à literatura portuguesa contemporânea, ficção e ensaio, convida mensalmente à descoberta de novos títulos e ao contato pessoal com os autores. Coordenada e moderada pela jornalista, crítica literária e escritora Filipa Melo, a Comunidade de Leitores Almedina-Atrium Saldanha reúne um conjunto heterogéneo de pessoas e está aberta ao público em geral. Em cada sessão mensal, a partir das 19h, discute-se o livro em questão e recebe-se o seu autor ou um leitor excecional da obra para uma partilha informal de experiências de leitura. Desde 2006, passaram por aqui mais de 50 autores, para um contato direto e excecional com o público.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Próximo Café da Política ...
. Próxima sessão: Café do E...
. ...
. FERNANDO PESSOA POR JERÓN...
. O REGRESSO DO CAFÉ DA POL...
. ...
. O REGRESSO DO CAFÉ DOS DI...
. PRÓXIMA SESSÃO: NÓS E OS ...