No seu mais recente ensaio sobre Fernando Pessoa, Jerónimo Pizarro, um dos mais jovens, mais ativos e mais conceituados investigadores pessoanos, questiona:
«Pessoa Existe? Existem múltiplos “Pessoas”. Múltiplos personae. O Pessoa íntimo, o Pessoa político, o Pessoa esotérico, o Pessoa poeta inglês; o Pessoa menino da sua mãe, o Pessoa empregado de escritório, o Pessoa por conhecer, o Pessoa empresário, etc. E, antes mesmo desta multiplicação póstuma, existe o Pessoa que escrevia como Caeiro, como Campos e como Reis. A cisão da obra em ortónima e heterónima. A proliferação do autor: autor dos autores.
A maior parte dos editores e críticos apresentam apenas um Pessoa. Criam essa coordenada chamada “Pessoa”, coordenada que o poeta teria articulado de uma outra maneira ou, simplesmente, não teria articulado sequer.
O que está em jogo?
Os diferentes modos de conceber e construir o autor.»
Na quarta-feira, dia 5 de Dezembro, às 19h00, a Comunidade de Leitores da Livraria Almedina do Atrium Saldanha recebe Jerónimo Pizarro para uma conversa sobre Fernando Pessoa, a partir do ensaio “Pessoa Existe?”, recém-publicado pela editora Ática/Babel.
Jerónimo Pizarro é professor da Universidad de los Andes, titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia e Doutor pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), em Literaturas Hispânicas e Linguística Portuguesa. No âmbito da Edição Crítica das Obras de Fernando Pessoa, publicadas pela INCM, já contribuiu com oito volumes, sendo o último a primeira edição crítica de Livro do Desasocego. Atualmente, coordena duas novas séries da Ática (1. Fernando Pessoa / Obras; 2. Fernando Pessoa / Ensaística).
Com seis anos de existência, a Comunidade de Leitores Almedina é a mais antiga comunidade de leitores ativa numa livraria portuguesa. Dedicada à literatura portuguesa contemporânea e coordenada e moderada pela crítica literária e escritora Filipa Melo, convida mensalmente à descoberta de novos títulos e ao contato pessoal com os autores, numa partilha informal de experiências de leitura. Desde 2006, passaram por aqui 170 livros e 61 autores, para um contato direto e excecional com o público. A entrada é livre.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Próximo Café da Política ...
. Próxima sessão: Café do E...
. ...
. FERNANDO PESSOA POR JERÓN...
. O REGRESSO DO CAFÉ DA POL...
. ...
. O REGRESSO DO CAFÉ DOS DI...
. PRÓXIMA SESSÃO: NÓS E OS ...